Quem sou eu

Minha foto
Educadora e Professora graduada em História,Espec.em L.P.e Literaturas, Espec. História e Cultura Afrobrasileiras. Atuante nas áreas urbana e rural como professora do ensino fundamental maior e ensino médio.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PAIXÃO E CURIOSIDADES POR GOLFINHOS

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O GOLFINHO E O BOTO?

Na classificação dos biólogos, não há nenhuma diferença, é só uma questão de nomenclatura regional. O termo boto ganhou força no Brasil para nomear o pequeno cetáceo encontrado nos rios da Amazônia. A partir dai, passou a ser ensinado em escolas que o boto era da água doce e o golfinho, de água salgada. Mas essa diferença não existe, afirma o biólogo Marcos César Santos, coordenador do Projeto Atlantis, que luta pela preservação desses animais.
Algumas espécies de cetáceos chegam inclusive a receber os dois nomes, como é o caso do boto Tucuxi (Sotalia guianensis), também conhecido como golfinho cinza. Animais muito inteligentes e ótimos nadadores, os golfinhos ou botos, podem atingir velocidades de até 40 quilômetros por hora e saltar 5 metros da água, dependendo da espécie.
OBSERVE:
  • ORDEM
CETÁCEOS: Grupo de mamíferos aquáticos, como as baleias e os golfinhos ou botos.
  • SUBORDEM

ODONTOCENTI: Reúne só os cetáceos com dentes.

  • FAMILIA

DELPHINIDAE: Reúne só as espécies que vivem no mar. Aqui estão por exemplo, o boto Tucuxi, o golfinho nariz-de-garrafa (igual o Flipper da tv) e até a orca.

PLATANISTIDAE: Reúne só as espécies que vivem em rios. Do boto-cor-de-rosa ao golfinho-de-ganges.

Por Yuri Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário