Quem sou eu

Minha foto
Educadora e Professora graduada em História,Espec.em L.P.e Literaturas, Espec. História e Cultura Afrobrasileiras. Atuante nas áreas urbana e rural como professora do ensino fundamental maior e ensino médio.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PROGRAMA AMAZONIA SEM FOGO CHEGA À TRACUATEUA

O Programa Amazônia sem Fogo vem desde 1999, ao lado do governo brasileiro, empenhado nas iniciativas promovidas para reduzir os danos ambientais, sociais, sanitários e econômicos provocados por incêndios e práticas de abusos irracionais na Amazônia.

A Direção Geral da Cooperação Italiana ao Desenvolvimento, decidiu contribuir também no ano de 2008 para a sustentabilidade ambiental com o programa de formação técnica Amazônia sem Fogo. A estreita colaboração com o Ministério do Meio Ambiente brasileiro na coordenação e na realização das atividades voltadas à redução do fenômeno dos incendios e ao melhoramento das condições de vida dos pequenos produtores residentes nas comunidades rurais, levou à qualificação de quatrocentos técnicos e líderes comunitários aptos a difundir metodologias e técnicas alternativas ao uso do fogo na agricultura.

A interação com as instituições estaduais e municipais favoreceu a assinatura de 64 protocolos de intenções, subscritos entre os diversos componentes representativos dos municipios e da sociedade civil organizada, direcionados à solução do fenômeno dos incêndios na região. Dessa forma, foi possível transferir as metodologias inerentes ao processo de consolidação dos espaços e dos mecanismos participativos da sociedade civil na gestão das políticas públicas locais.

E nessa visão cooperativista, a Prefeitura Municipal de Tracuateua não poderia deixar de ajudar nesse processo de consolidação e através da Secretaria de Agricultura, representada por seu secretário Sr. José Carlos Mendes, trouxe o programa até o nosso município, onde já está em andamento os cursos e treinamentos para os líderes e representantes das comunidades.

Nos dias 21 e 22 de junho foi a vez da comunidade Mangueira, representada pelos líderes Cláudia Renata e Raimundo Ferreira levar até lá, o curso de PROPRIEDADE INTEGRADA E COMPOSTAGEM, através do formador Júlio César Santin, que é engenheiro agrônomo, professor de Gestão Ambiental e Administração Rural na UNIFLOR (União das Faculdades de Alta Floresta) em Guarantã do Norte-MT e secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guarantã do Norte.

O objetivo principal é produzir uma agricultura natural e orgânica, eliminando totalmente os adubos comerciais que são feitos por processos quimícos que fazem uso de combustíveis, facilidade de produção, barateamento do produto e não contaminação do meio ambiente.

Esse processo de colaboração e interação contou ainda com a participação ativa da Coordenadora do Pólo Belém Sra. Verônica Mota, a multiplicadora do Programa Sra Dhne Maria, Sr. Allem de Jesus - APITRA e o Sr. José Maria líder comunitário do Caranã.

Abre-se o convite à todos que estão interessados em acompanhar o programa, através da programação que se estende até Novembro/2010. É só entrar em contato com a Sra. Dhne Maria pelo telefone 91-84058078 e fazer sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário